As Principais versões do Linux Atualmente!

Publicado: novembro 19, 2011 em Uncategorized


Hoje em dia o sistema operacional Linux é muito bem reconhecido entre a comunidade de tecnologia mundial. A idéia de um sistema gratuito que tem como principal característica o código livre (aberto) aos desenvolvedores de todo o mundo. Por isso, hoje existem diversas versões de Linux no mundo, entre elas as principais são: Debian, Fedora, Mandriva Discovery, Open Suse e Ubuntu.

Debian: 

Resultado de um trabalho em grupo, o Debian é visto como um grande propulsor para outras distros do Linux, ou seja, as diversas atribuições que existem hoje em dia. A principal dificuldade do Debian é em sua instalação que é um pouco mais complexa que outras atribuições, por este motivo muitos vêem o Debian como uma atribuição para uso de especialistas. Mas existem desenvolvedores trabalhando cada vez mais para tornar o sistema mais fácil e intuitivo.

debian

Baixar: www.debian.org/releases/stable/debian-installer/


 

Fedora:

O Fedora é a melhor demonstração de que o código livre está em constante desenvolvimento. Essa distribuição de Linux é fornecida pela Red Hat Inc. que também possuí um sistema para venda (Red Hat Enterprise Linux), geralmente utilizado por empresas. O Fedora é simples e talvez a atribuição mais intuitiva que exista aos principiantes em Linux, outra qualidade é o suporte que a Red Hat oferece aos seus usuários, isso levou muitas empresas a adquirirem o sistema.

b

fedora

Baixar:  http://fedoraproject.org/wiki/

Mandriva Discovery:

A Mandriva tem uma história turbulenta, da glória até à quase extinção, a Mandriva viu de tudo. Ela é o resultado de várias empresas que se juntaram, principalmente a MandrakeSoft e a Conectiva (uma empresa brasileira). Por ser internacional e ter capacidade de adaptação, a Mandriva conseguiu sobreviver e crescer, sendo hoje uma grande empresa. A Mandriva continua tendo uma das mais usadas distribuições de GNU/Linux para usuários domésticos e empresas.

A edição Discovery do Mandriva Linux foi uma edição comercial (isso significa que esteve disponível apenas através da Mandriva Store, para membros do Mandriva Club, ou através de um revendedor autorizado). Era dirigida à primeira vista para usuários iniciantes no Linux. Continha uma gama de aplicações dirigidas ao uso habitual de um ambiente de trabalho, com uma seleção padrão de pacotes personalizados tendo em vista a simplicidade. Também incluiu um tema desenhado para ser bem recebido pelos iniciantes, e usada uma disposição de menu padrão sob medida para os iniciantes. Fundamentalmente, entretanto, Discovery foi feito sobre a mesma base que qualquer outra edição do Mandriva Linux, e à medida que a confiança do usuário aumentava, mais aplicações avançadas podiam ser instaladas, e as configurações padrões dos iniciantes alteradas para configurações mais complexas usadas em outras edições. Como uma edição comercial, Discovery continha software proprietário, incluindo vários drivers proprietários e pacotes de firmware para melhorar o suporte a hardware, e algumas aplicações úteis e plug-ins de navegadores.

Baixar: http://www.mandriva.com/pt_br/download

 Open Suse:

O openSuse é um sistema operacional livre e baseado no Linux para o seu PC, laptop ou servidor. Você pode surfar na Internet, gerenciar seus e-mails e fotos, fazer seu trabalho de escritório, reproduzir vídeos ou músicas e proporcionar uma enorme diversão.

Adquirida pela Novell em 2003 a openSuse foi modificada e iniciou-se com a versão 10.0, hoje já estamos na versão 12.1, também com o suporte da Novell e atualizações constantes na comunidade da openSuse.

Baixar: www.opensuse.org


 

Ubuntu:

O Ubuntu tem sido a distribuição mais popular dos últimos anos. Foi criada por um notável contribuidor do Debian, o Sul Africano Mark Shuttleworth, e se baseia no Debian. Mark fez fortuna com uma empresa de segurança digital que ele fundou (Thawte) e vendeu por cerca de 500 milhões de dólares. Ele fez muita coisa com esse dinheiro, inclusive uma viajem para o espaço (ele foi o segundo turista espacial que pagou a passagem sozinho) e também criou a Canonical Ltd., a empresa por trás do Ubuntu. Ele doou dez milhões de dólares do bolso dele para um fundo de segurança (a Fundação Ubuntu) que garante a continuidade do sistema operacional. Ele não é mais presidente da Canonical Ltd. mas continua tendo uma grande presença na empresa. A Canonical Ltd. quer que todos tenham acesso a um sistema operacional de qualidade, independentemente da situação financeira, da língua ou de deficiências físicas. Por isso a Canonical Ltd. sempre fornecerá o Ubuntu gratuitamente, em diversas línguas e com opções especiais para pessoas com necessidades especiais. Contrariamente a outras empresas que vamos ver em seguida a Canonical Ltd. não fornece uma versão paga do Ubuntu. A Canonical Ltd. só vende serviços ligados ao sistema operacional.

Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa – um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais.

Baixar: www.ubuntu.com

Demonstrei resumidamente algumas das principais versões do Linux, ou seja, as mais utilizadas e de grande renome na comunidade de tecnologia. Abrir a mente para esses novos sistemas operacionais de código livre esta melhorando e desenvolvendo cada vez o uso deles pela sociedade, isso ajuda, pois nem todas as pessoas têm poder aquisitivo para comprar licenças de sistemas para seus computadores.

Espero que todos tenham entendi as principais características e como funcionam essas versões do Linux, abaixo das imagens estão os links para quem estiver interessado em ter novas experiências com esses sistemas. Todas as versões listadas acima são gratuitas.

Aproveitem…!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s